HISTÓRIA
Por volta de 1874 com o Decreto 5604 editou-se no Brasil o Registro Estatal, laico que abrangia todo cidadão nascido brasileiro e não apenas aos católicos no qual estabelecia o registro civil dos nascimentos, casamentos e óbitos.
Em 07 de março de 1888, com o Decreto 9886, fez cessar os efeitos civis dos registros eclesiásticos, surgindo o Registro Civil.
O Decreto n.º 10.044, de 22 de setembro de 1888, acabou por fixar o dia em que deveria começar a execução do Regulamento do Registro Civil no Brasil, aprovado pelo Decreto n.º 9.886, de 7 de março de 1888, como sendo 1º de janeiro de 1889, abrangendo todos os nacionais, independentemente do credo professado. Com base no Decreto 9886 e da execução do Registro Civil - Decreto 10.044, se deu a criação do Cartório de Registro Civil de Vitória, então Província do Espírito Santo, tendo o seu primeiro registro de nascimento ocorrido em janeiro de 1889.
Em 1993 por nomeação através do ato 210/93, toma posse Rodrigo Sarlo Antonio no cargo de Oficial e Tabelião do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais e Pessoas Jurídicas e Tabelionato de Notas da 1ª Zona do Juízo de Vitória da Comarca da Capital, concursado no ano de 1993, Bacharel em Direito graduado pela UVV e pós-graduado em Registros Públicos pela PUC-MG.
O Cartório tem como endereço Av. Nossa Senhora da Penha, nº 555, Ed. Urbi Office, Santa Lúcia, Vitória, ES, antigamente conhecido como “Cartório Sarlo”, que por força de ordenamento jurídico é detentor de fé pública, característica esta, que lhe confere o poder / dever de zelar pelo fiel cumprimento das regras constitucionais, principalmente as que se referem à defesa da liberdade, da legalidade e igualdade do cidadão.
O Cartório no exercício de suas atividades, busca o aprimoramento como prestador de serviços à sociedade e diante da posição que atualmente ocupa na prática de atos da vida civil, encontra-se informatizado, possuindo equipamentos da mais avançada tecnologia, oferecendo ao usuário, conforto e segurança nas atividades exercidas.
Rodrigo Sarlo Antonio
Rita de Cassia Pandolfi
Romulo Alves da Motta Neto
[email protected]